quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Férias (?) no Brasil

Após exatos 10 meses e 10 dias de frança, de retorno a Charles de gaulle peguei o meu voo de volta para visitar "o pessoal" no brasil, afinal de contas nao queria perder minha passagem de volta e além de matar saudades, tinha algumas coisitas a resolver por aqui como tratamento odontologico que nao estava afim de pagar em euros na França entre outras coisas.
Após muita ansiedade por alguns transtornos com extravio de bagagens, chegando a BH, foi muito emocionante rever minha familia que ja estava nos esperando no terminal. Nossa ! como minha irmã tinha crescido e mudado tanto, e o cabelo da minha mae tava diferente e meu pai engordado ! uau é o efeito do tempo que passa e voce so percebe quando revê alguém depois de longo tempo distante deles !

O meu namorado veio junto, eu tava empolgada para apresenta-lo a cidade, a casa, as novidades alimentícias (rs), enfim... apresentar meu modo de vida e a cultura do meu pais, como mais uma etapa visando soldar ainda mais nossa relçao e em mesmo tempo trocar de ares da frança e passar otimos dias ensolarados de férias de inverno.
Foi engraçado porque no inicio foi mais dificil e menos proveitoso que o final das férias. Afinal para alguem que nunca saiu da europa, é uma grande mudança de ambiente físico e cultural. O maior desafio para nós foi readaptar a uma rotina com muito menos conforto e liberdade. Depois o fato de passarmos praticamente 24h juntos, sem nenhuma ocupaçao para nos separar durante o dia, foi desgastante e tivemos varios conflitos. Talvez nao tinha sido uma boa ideia ficar tanto tempo em ferias juntos (1 mes e meio) e deveriamos ter pego somente algumas semanas. O fato de estar na casa dos meus pais (muitos palpites e regras a que voce é submetida direta ou indiretamente e eu me desacostumei com isso no tempo que passei na frança) e ter de depender de transporte publico (eu ja conhecia e nao ligo, mas "o francês" em BH., odiou o sistema e para ele, pior que os onibus era só o asfalto irregular rs!) , foi hiper estressante. O importante é que todos nosso conflitos se resolveram bem e semanas antes da sua partida, ele ja estava bem entrosado no estilo de vida, e só lamentou nao ter pegado sua data de volta para mais adiante para podermos voltarmos juntos!

Eu da minha parte, ainda me encontro por aqui, e neste momento estou morrendo de angustias que ele se foi e a saudade da europa começa a bater mais forte. Eu volto em breve mas antes preciso finalzar algumas coisas que iniciei por aqui.

Vi muita gente dizendo por aqui que belo horizonte mudou muito e está uma otima cidade para se viver, mas para mim nao mudou nada em quase 1 ano. Tirando o imenso numero de obras que esta tendo na cidade, e que os novos pontos de onibus nao tem mais bancos mas sim uma barra para apenas encosto (alguem explica?) estar de volta aqui me entristeceu um pouco. Obvio que foi excelente tomar agua de coco, ir em rodizios, comer pastel, coxinha, empada, churrasco em casa, tudo isso foi maravilhoso, mas depois que esta fase de euforia do retorno passa, logo comecei a reviver certas coisas da minha vida anterior ao meu 1 ano fora. Recomeçou a pressão dos meus pais para eu dar um "jeito na vida" e que o tempo esta passando e eu ficando para tras, comecei a reviver a falta de privacidade e incovenientes em casa e percebi que pais sao maravilhosos, mas quando voce nao mora sob o mesmo teto que eles. Estar aqui é como estar com as asas cortadas, eu nao vivo intensamente. A violência nao diminuiu nem a ineficiencia politica brasileira.

Quando voce passa um tempo fora, voce fica mais exigente e passa a enxergar com mais clareza as deficiencias do seu país e do seu cotidiano em geral. Com todas as dificuldades que eu passava na europa, mesmo com a dificuldade do idioma, a falta de dinheiro, os dias que comia mal e me empaturrava de biscoito e chocolate, os dias de inverno que chega a doer os músculos, falta de ânimo para ir na aula, isso tudo agora passou a valer a pena de alguma forma. Eu olho para esses quase-1 ano e percebo que vivi muito mais do que teria vivido anos e anos aqui no brasil. Isso porque atras de todas essas dificuldades, eu vim de rencontro a mim mesma. Ter que fazer suas decisões, planejamento, sair de problemas, por si própria é enriquecedor para a vida! Estando sozinha você passa a refletir sobre voce propria, sua vida, seu passado e isso tudo me ajudou muito a me encontrar. Aprendi a amar de verdade a valorizar a solidariedade e simplicidade das pessoa, a criticar a atitude de certas outras. Eu sei bem que a vida não é feita somente de passeios turisticos como dizem alguns, mas que estes mesmos saibam que, por tras de cada passeio turistico que fiz estão valores e lições mais valiosos que 10 meses de faculdade. É a escola da vida. E mesmo se vou sacrificar mais algum tempo de meus estudos, e de avanço na minha vida profissional, ainda pretendo estar nessa de falta de dinheiro e passeios turisticos por mais algum tempo.

meus dias no Brasil estao contados, me voila de volta na frança em breve., mas mesmo assim, familia, amo vocês :^)

4 comentários:

ynaiat disse...

Pois eh, ontem mesmo tava conversando com Arnaud sobre sair da casa dos pais, que eu sai com 23 anos e ja to ha quase um ano fora e isso mudou minha vida, que pode nao ser tao facil, que eu nem acredito q to tanto tpo assim tao longe, mas que foi a escolhe q fiz e a melhor escolha !!!

anagraice disse...

Adorei seu post!!
Concordo muito com vc...
Sinto falta de nao ir tao longe, nos ultimos 3 anos eu tenho o tesao de correr pelo "mundo" mesmo com dficuldades... experiencia q nao tem preço.
Ate q tentei ir.....rs... mas nao deu.
Vou tomando outro rumo.
Beijo pra vc!

Anônimo disse...

OIII!!!

Achei teu blog na comu au pair na europa!!!
To te seguindo!

Tambem quero ser au pair mas ta dificilll!!!

Vou te linkar!

Beijos

Anônimo disse...

Passando pra desejar um otimo fds..
ao pensar que ano passado estavamos na mesma pressao pra vim pra França..
mas graças a Deus deu tudo certo..
Te desejo tudo de bom..
beijos