quarta-feira, 13 de outubro de 2010

De volta ao blog e... aos estudos!

Oi genteeeee
To com saudade de escrever aqui no blog. Depois de uns 6 meses sem dar noticias, resolvi voltar contar as novidades pra vocês. Por questoes de privacitééé vou começar a escrever propositalmente alguns erros nos textos para evitar que ele seja traduzido por certos curiosos do net que nao falam portugues. Nunca se sabe o circulo de contatos nao é.
.
Intaum, nestes ultimos 6 meses aconteceu muitas coisas, muitas mudanças, foi verao!!!!, e claro eu nao ia gastar meu summer in europe na internet, isso a gente deixa pro inverno... por isso que to voltando ao blog, agora. vou ter mais tempo pra ficar dentro de casa.
.
Desde inicio de julho eu deixei de lado esta vida ingrata de au pair (to brincando, o au pair foi mt bom tirando as partes ruins e eu recomendo à todas e todos que tiverem a oportunidade de fazer) e consegui finalmente mudar meu status pra estudante universitario que mora sozinha e leva uma vida normal êêê!!! Meus pais ja estavam entrando em crise, preocupados que eu iria fazer isso toda minha vida e nunca mais estudar. ClaroQueNao, bobos! Mas também eles achavam que era so bater na porta da universidade e começar as aulas no dia seguinte. Gente nao é assim, existe uma coisa que se chama incio do ano letivo e aqui na europa é em setembro. nao tinha como eu começar minhas aulas em abril por exemplo. Tudo tem datas e prazos a ser respeitas e se tratando de frança é tudo muito longo e burocratico.
.
Nao tava afim de voltar pra uma fac no brasil, eu nao estava certa da minha escolha do curso de turismo e nem tinha muita ideia de qual outro curso fazer, passar de novo pela chatice do vestibular e todo o tralala. (adoro esta expressao). Entao enviei minha candidatura para a universidade aqui da minha atual cidade - Lille - e em final de abril obtive uma resposta positiva. Uma coisa boua sobre a frança é que as universidades recebem muitos estudantes estrangeiros, e tratam da mesma forma os estudantes franceses e internacionais. Pagam os mesmo valores etc. Creio que deve ser um dos unicos paises do mundo que oferece esta facilidade aos estudantes estr. de ingressar numa universidade publica do pais. Claro que de abril até o inicio das aulas em setembro, foi muita burocracia, muitos papéis, busca por moradia, muito stress em geral. Passei por um bad no ultimo mes de ferias (pra quem nao sabe, julho agosto é ferias e tudo pàra.) tinha terminado meu contrato au pair, estava impossibilitada de arranjar um job de férias, sem grana nenhuma, crises de relacionamento, sem progresso na busca de moradia, e tal. Tava mt ansiosa, estressada, no ponto de chutar o pau da barraca e voltar. Graças a força da minha familia , amigos e meu chéri que nao me deixaram desistir e me ajudaram a resolver etapa por etapa, pude no final encontrar todas soluçoes pros meus problemas e ficar para tentar este ano de fac.
.
Antes que me pergunte meu curso é de linguas tà, mas nao é letras nao viu. é mais voltado pra comércio internacional. Fiquei muito feliz da minha escolha pois o curso é minha cara. Tem muita historia, geopolitica, e ingrêis. Tenho até uma prof Brasileira e muitos profs portugueses, com que tenho aulas de ermmm... portuguêishh. Tembém tenho aula de italiano com um prof que é uma gra-ça e divertido e que fala francêis nao-fluente que nem eu. Eu ja aprendi a pronunciar pizza, muzzarela e piazza corretamente! Os meus 'colegas' de classe também sao bem variados, tem muitos de origem portuguesa, tem uma garota senegalesa que com 17anos ja esta na faculdade wow, tem uma da ilha de Reuniao, tem uma que nasceu no chile; tem um outro da mauritania (gente eu nunca imaginei que teria um amigo da mauritânia ! emoçao pura) que disse que entrou neste curso para aprender inglês ? oi ? ele pensa que universidade é curso de idiomas, eles vai ficar perdidinho eu acho, até pq temos aulas que sao dadas em inglês.
.
Bom, voila um pouco sobre a universidade prus curiosos de plantâo. Depois vou contando mais detalhes nos proximos posts a vir. Também queria falar sobre minha nova casa que nao é de familia au pair, mas vou deixar pra escrever num post separado.
.
um Beijo para todos que estao com saudades e todos leitores fiéis que depois de ver que atualizei virao correndo para ca ler.

Boa noite e boa sorte

3 comentários:

Aupair disse...

ai minha conterrânea eu to super feliz que vc tem uma vida "normal" de novo porque ser aupair na frança ninguém merece!! eu li seu post e me deu uma vontade de largar tudo e ser normal também, às vezes fico pensando, "porra passei 5 anos na universidade pra depois ficar limpando a bunda dos filhos dos outros??" kkkkk mas um dia eu chego lá :) beijos e boa sorte nessa nova etapa da sua vida.

Anônimo disse...

Oi, so pra te corrigir aqui. Esse curso que voce esta fazendo nao e universidade.Eu tambem estou fazendo esse curso aqui em Paris e e pre-universidade pra ganhar pontos e conseguir vaga.Nao te explicaram isso nao?
Boa sorte

Marina disse...

nao entendi nada do ultimo post ...
logico que é universidade, é license. = Bac+3 se eu conseguir chegar até o final do curso.
eu hein.